Responsibilidade Social

Responsibilidade Social

Responsabilidade Social

PASTORAL DA ESCUTA

Cada vez mais, cresce a necessidade humana de conversar, de falar e de ser ouvido, por isso, atuando com a postura humana Cristã, solidária e profissional, a Pastoral da Acolhida e Escuta disponibiliza um espaço e proporciona àqueles que procuram, um momento para que possam ser ouvidos naquilo que desejam compartilhar.

A missão da Pastoral da Escuta é a de acolher e escutar pessoas que estão vivendo momentos de aflição e/ou sofrimento emocional e existencial, oferecendo-lhes atenção, amparo e respeito.
É um serviço gratuito, que teve seu início em 2001, na gestão dos Padres José Resende e Natanael, é prestado por psicólogos voluntários, e oferecidos na Paróquia de São João Evangelista e em outros lugares da comunidade onde existe a demanda.
O atendimento não é uma terapia convencional, embora, frequentemente, se transforme em uma modalidade “breve” de atendimento psicoterapêutico.
Anualmente são entregues ao Pároco, relatórios das atividades do ano anterior e a programação do ano que se inicia, constando os Cursos de Formação e Preparação para novos Profissionais Voluntários, Cursos de aperfeiçoamento para os profissionais atuantes, além de outras atividades realizadas cotidianamente.
Durante o ano de 2014 foram feitos pela Equipe 253 atendimentos incluindo os individuais, casais e famílias, com homens e mulheres, adultos e infanto-juvenis. Também foi realizado 01 curso de “Psicoterapia Breve aplicada a Pastorais da Escuta”, 16 horas de reuniões administrativas e espiritualidade, Estudos e Supervisão de casos Clínicos todas as semanas  durante todo o ano, exceto em férias. Inclui ainda a participação efetiva no Conselho Pastoral Paroquial e em outros eventos da Paróquia sempre que solicitado.
A Pastoral da Escuta na dimensão da Igreja “trabalho Comunitário”, colaborou com a criação do Pré Vestibular Comunitário Vila Marçola, projeto sustentado pela própria comunidade e em seu nono ano de funcionamento,  e mantem até hoje uma boa parceria, ajudando na formação e motivação dos Alunos, na Orientação Profissional dentre outras demandas.
A Pastoral também participou, cerca de 8 anos, com trabalhos de atendimento psicológico infantil e das famílias, da Creche Casa da Criança, na época, mantida pela nossa Paróquia.
A Equipe conta atualmente com 5 psicólogas voluntárias.
Venha ser um de nós!  Em breve ofereceremos o Curso preparatório e de formação em “Terapia Breve aplicada a  Pastorais da Escuta”, aberto à profissionais da saúde e a todos que se interessarem.
Acolhimento e Inscrições para atendimento: 6as. e 4as Feiras de 8.00 as 12.00 horas
Texto publicado no Jornal A Voz do Evangelista – junho de 2015

...

Top