Cair na rotina nem sempre é sinônimo de que a relação esfriou

Cair na rotina nem sempre é sinônimo de que a relação esfriou

Especialista garante que ao longo dos anos as prioridades mudam e o companheirismo torna-se essencial na vida a dois.

Relacionar-se com alguém por um longo período de tempo pode ser desafiador. Alguns casais temem o momento em que a convivência poderá esfriar e torna-se uma simples rotina. Mas, o fato é que essa fase chega a qualquer relacionamento. Por esse motivo, o mais importante é conversar e saber lidar com a situação. Por isso, chegar a tal período da relação nem sempre é sinônimo de que as coisas vão mal. Cair na rotina significa, acima de tudo, que o casal já tem uma boa intimidade, ou seja, demonstrar certos sentimentos, como compartilhar vontades, aflições, ser sincero com o parceiro, entre outros, tornam-se muito mais fácil nessa fase.

Para alguns pode ser difícil acostumar-se com a rotina. É necessário se conter para que pequenos gestos deixem de ser irritantes. Dar muita importância para coisas bobas, como uma toalha molhada em cima da cama ou o copo sem apoio na mesa, não devem ser causas para desentendimentos. Companheirismo e uma boa conversa podem ser a chave para manter o relacionamento saudável.

Nessa fase, também é muito comum os parceiros pararem de se preocupar com a aparência. Mesmo sendo difícil uma superprodução todos os dias, cuidar do corpo e sentir-se atraente faz toda diferença. Além disso, diferente do começo da maioria dos relacionamentos, com o tempo a necessidade de ficar juntos durante todo o tempo também pode mudar, mas ela explica que isso nem sempre é ruim. É importante preservar a individualidade. Isso não quer dizer que vocês não vão mais querer ficar juntos, ou sair um com o outro, até porque o companheirismo ainda prevalece.

Um ponto positivo é que o nível de companheirismo aumenta ainda mais após um longo período de relacionamento. É muito comum que com o passar dos anos os parceiros comecem até mesmo a completar frases e adivinhar o que o outro está pensando. Além disso, os dois passam a pensar no que é bom para ambos.

Entendimento na relação

Quando se está junto há muito tempo, alguns casais devem ter em mente que respeito e sinceridade devem estar presentes em todos os momentos. Ao mesmo tempo em que muitos aspectos desenvolvem-se e tornam essenciais para a convivência a dois, algumas reações comuns devem ser evitadas.

>> Evite tomar decisões sem o conhecimento do outro

Mesmo que com o tempo ambos aprendam o que pensam sobre determinado assunto, tomar decisões sem perguntar pode causar descontentamento e brigas.

>> Desconfiança

A falta de confiança em um relacionamento acaba tornando-se um dos principais motivos de desentendimentos entre os parceiros.

>> Amizades proibidas

Pedir que o companheiro se afaste de antigos amigos apenas por não gostar dos mesmos não é aconselhável. Em casos como esse, o ideal é conversar sobre as inseguranças, saber estabelecer limites e entrar em comum acordo sobre continuar com determinadas amizades.

>> Falar o que sente

Muitas vezes, para evitar discussões desnecessárias, o individuo pode omitir alguns sentimentos. Tal reação, quando repetida em várias ocasiões, pode prejudicar. A atitude pode gerar descontentamento e, até mesmo, doenças psicossomáticas.

...

Publicado em:
13 set 2018


Top